A posologia da inovação na comunicação corporativa

A posologia da inovação na comunicação corporativa

A era digital nos permite alcançar o mundo em apenas um toque. Hoje é possível comprar, vender, estudar, conhecer pessoas e lugares por meio da rede.

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que em 2013 cerca de 30 milhões de residências brasileiras tinham acesso à internet. Dentre elas, 88% acessavam pelo computador ou notebook, já o restante, 3,6 milhões de domicílios, tinha conexão por outros meios como tablet, smartphone e tv.

Tal avanço tecnológico possibilita que cada vez mais pessoas criem perfis nas redes sociais. Atualmente, não é difícil encontrar avós e crianças menores de 10 anos que estejam conectadas ao Facebook, por exemplo. Ainda que os interesses pelo uso da rede social variem, todos estão expostos a conteúdos diversos. É nesse momento que marcas e empresas ganham espaço, fazendo da web uma eficiente ferramenta para a comunicação corporativa.

Muitas vezes, as redes sociais são citadas como ameaça para algumas áreas da comunicação, no entanto, elas precisam ser encaradas como um novo meio de promoção, manutenção e desenvolvimento de marcas. Sabemos que até o momento da publicação de um post numa fanpage institucional, são necessários passos que envolvem redação e revisão de texto, todos alinhados com a cultura da empresa. Esse é um exemplo de que as mídias digitais surgiram para somar ao processo de comunicação corporativa, permitindo que diferentes públicos sejam alcançados.

O grande “x” da questão é a adaptação. Assim como tivemos que nos adaptar à chegada do bluetooth, pen-drive, smartphones e dos veículos digitais, precisamos inserir as ferramentas da web ao nosso dia a dia profissional. O que irá ditar a influência dessas inovações sob a comunicação corporativa é a dosagem em que elas são aplicadas. Se for na medida certa, a tendência é que sejam saudáveis e produtivas, nos ajudando a cada vez mais fazer a melhor comunicação empresarial.

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Bruna de Paula
Bruna de Paula
bruna@gpimage.com.br

Assessora de Imprensa do Grupo Image